A digitação faz parte do nosso dia a dia de tal forma que acabamos aprendendo com a prática. Mas, será que sabemos, de fato, como digitar corretamente? Em uma realidade em que tempo vale cada vez mais dinheiro, ter agilidade pode ser uma importante qualidade para quem trabalha diretamente com o teclado.

Basta pensar em quantas vezes temos que apagar o que escrevemos por conta de erros de digitação para percebermos que a técnica pode facilitar e muito na hora de escrever.

Em algumas profissões, saber como digitar rápido pode ser definitivo mesmo na hora de conseguir uma vaga de emprego. Em um ambiente onde o fluxo de atividades é muito grande, como em consultórios médicos, setores administrativos de empresas ou recepções em geral, o tempo gasto em cada atividade reflete diretamente na qualidade do trabalho. E, nestes casos, o tempo pode sim ser amigo da perfeição.

Provas de digitação

Em muitos concursos públicos, a técnica de digitação significa ainda um requisito para aprovação. Por exemplo, os concursos do da Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Tribunal de Justiça (TJ), Tribunal Regional Federal(TRF) e Ministério Público (MP), todos exigem a prova prática. Com o objetivo de treinar a coordenação motora dos candidatos, o exame consiste em digitar um texto sem erros e no tempo adequado. Apesar de ser simples, a prova de digitação requer calma e concentração. Desta forma, aqueles que querem ter segurança no dia da prova prática precisam de disciplina e muito treino.