Dicas WPO

Informática

Aplicativo: É todo arquivo executável que possa rodar sob um sistema operacional

@: O arroba teria sido criado na idade média. Naquela época, era normal a criação de símbolos que substituíssem letras mais comuns, já que o papel era escasso e muito caro. O @ seria a junção gráfica das letras “a” e “d”, que em latim significa “em” ou “junto a”.

Bit: É a menor unidade de um computador.

Browser: Do inglês, “to browse” significa passear, navegar. Sendo assim, o Browser é um aplicativo voltado à Internet cuja função é navegar pelas páginas da www (Word Wide Web).

Disco Rígido: Também conhecido como Winchester ou HD (hard disk), o disco rígido tem a função de armazenar fisicamente os arquivos de seu
computador.

Dial-Up: A rede ou conexão Dial-Up é a porta de comunicação entre o computador e a internet via linha discada.

Download & Upload: Uma conexão com a Internet é um caminho de duas vias: na maior parte do tempo recebemos informações da Web, mas também enviamos informações, toda vez que clicamos em um link, ou preenchemos um formulário de cadastro, ou enviamos um e-mail.

E-mail: Esta identificação é da forma [email protected], onde o apelido é um nome escolhido pelo usuário e provedor é o nome da empresa contratada para gerenciar a conta do usuário.

HDTV: O termo em língua inglesa high-definition television, é um sistema de transmissão televisiva com uma resolução de tela significativamente superior à dos formatos tradicionais (NTSC, SECAM, PAL). Com exceção de formatos analógicos adotados na Europa e Japão, o HDTV é transmitido digitalmente e por isso sua implementação geralmente coincide com a introdução da televisão digital (DTV): esta tecnologia foi lançada inicialmente nos EUA durante a década de 1990 por um consórcio envolvendo AT&T, General Instrument, MIT, Philips, Sarnoff, Thomson e Zenith.

Link: Possibilidade de ir de uma página à outra, pular parágrafos de uma mesma página, voltar à página inicial e até acessar outros sites utilizando estes mecanismos.

Multi-tarefa: É um recurso do sistema operacional que permite que vários aplicativos rodem ao mesmo tempo.

Spam: Pode ser definido como o envio de mensagem eletrônica não solicitada por quem a recebeu.

URL: Esta sigla corresponde a “Uniform Resourse Locator”, ou Localizador Uniforme de Recursos.

IP: Para que um navegador consiga encontrar uma certa página em um certo computador, é necessário que a localização desta página esteja muito bem definida. Esta localização é determinada pelo seu ENDEREÇO IP.

USB: Trata-se das iniciais de “Universidade Serial Bus”, ou “Porta Serial Universal”. É um recurso disponível para os PS’s que permite a conexão de diversos periféricos distintos (impressoras, monitores, scanners, etc.) em um mesmo local.

Vírus: São programas de computador desenvolvidos com o objetivo de destruir toda a informação contida em seu computador. Sempre mantenha em seu computador as versões mais atualizadas de programas anti-vírus.