Internacional
Postado em: 07/02/2013 às 14h44
Países islâmicos definem reconhecimento da Palestina como prioridade da região

O presidente do Egito, Mohamed Mursi, afirmou que o principal dentre os vários problemas dos países islâmicos é quanto à Palestina. “Um dos objetivos mais importantes de nossa organização é apoiar a luta do povo palestino”, disse Mursi na abertura da XII Cúpula da Organização de Cooperação Islâmica (OCI).


O presidente egípcio acrescentou que a paz nos territórios palestinos é fundamental para a a estabilidade do Oriente Médio, em declaração reproduzida pela agência de notícias EFE.

O presidente palestino, Mahmud Abbas, disse que seu país vai invocar as instituições internacionais se Israel continuar a política de ampliação de assentamentos na Cisjordânia e Jerusalém Oriental. “Buscaremos um novo caminho para resolver o conflito”, comentou ele.

Síria

A XII Cúpula da OCI, que acontece no Cairo, também tem como tema principal de sua agenda a guerra na Síria. Mursi pediu que os países da região apoiem a iniciativa lançada pelo Egito para resolver a questão. “Abrimos um diálogo com blocos regionais para chegar a uma solução para a crise na Síria. Peço a todos os membros da organização que apoiem estes esforços”, solicitou o mandatário.

Mursi também expressou o apoio do Egito à Coalização para as Forças da Revolução e Oposição Síria (CNFROS) e pediu aos grupos opositores que estão fora dessa aliança para que coordenem com ela um projeto comum em prol do processo democrático.

Fonte: Agência Brasil


Compatilhe/ Comente:
Outras notícias sobre Internacional
24/10/2015
Furacão Patrícia é rebaixado para tempestade tropical no México
13/10/2015
Avião da Malaysian Airlines foi abatido por míssil russo, conclui investigação
14/09/2015
México exige “responsabilidades” ao Egito após morte de turistas por engano