Cidade
Postado em: 23/06/2014 às 14h40
Moradores recolhem cadeira, tambor e até geladeiras no Rio Verdinho

Cerca de 150 pessoas se uniram à Polícia Ambiental para limpar o Rio Verde, conhecido como Rio Verdinho, localizado entre os municípios de Itarumã e Caçu, no sudoeste do estado. Esta foi a quarta edição do evento, que também visa conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente. Durante os trabalhos, as equipes recolheram diversos tipos de entulhos, entre cadeiras, tambores e até duas geladeiras.

A coleta de lixo, realizada no domingo (22), durou cerca de cinco horas e foi realizada em pelo menos 20 dos 27 quilômetros de extensão do rio. A dona de casa Vânia Souza levou os dois filhos e diz que a ação é importante para ensiná-los na prática sobre a preservação do meio ambiente. “A gente diz para eles que não podemos jogar lixo no chão, desperdiçar água. Então, vivenciar isso ajuda”, diz.

Os voluntários foram divididos em cerca de 60 embarcações. Logo na primeira parada, foi encontrada uma geladeira. “Pelo jeito ela foi jogada da ponte e a pessoa não tem noção do mal que vai causar a natureza”, disse o comerciante Gilberto Nunes.

Pouco tempo depois, outra geladeira foi encontrada, além de uma rede de pesca e muitos outros objetos, como tambores e uma cadeira de fio. As embarcações voltavam cheias de entulhos, que foram levados para o aterro sanitário de Caçu.

A Polícia Ambiental diz que a intenção é que a operação, que também contou com apoio das secretarias de Meio Ambiente de Itarumã e Caçu, seja realizada a cada seis meses. “O objetivo é conscientizar a população, especialmente os barqueiros, da importância de manter os mananciais. Ou seja, não jogar lixo no rio”, explicou o sargento José Roberto Brandão.

Fonte: G1



Compatilhe/ Comente:
Outras notícias sobre Cidade
20/02/2015
Batalhão Ambiental captura sucuri de 7 metros e 150 quilos em Caçu
23/06/2014
Moradores recolhem cadeira, tambor e até geladeiras no Rio Verdinho
06/06/2014
Operação da 14ª DRP prende três suspeitos e apreende arma e munições Caçu e Itarumã - GO